quinta-feira, 5 de maio de 2011

O Povo Português anda maluco?

Soube, há momentos, da última sondagem feita pela Universidade Católica para o Jornal de Notícias e TSF. A propósito, já se aperceberam da mudança de Director que ocorreu, ontem, no Jornal de Notícias? Depois digam que eu não tenho razão e que vejo coisas... Pois é mesmo verdade!
A  empresa proprietária do Jornal de Notícias (JN), a Controlinveste, que pertence ao senhor Joaquim Oliveira, que também é dono do Diário de Notícias, TSF, Jornal O Jogo, Sport TV e também accionista da Agência Lusa, para a qual o Estado contribui anualmente com 14 milhões de euros que são tirados dos impostos dos contribuintes, esse senhor (que mantém relações privilegiadas há longa data com Armando Vara que por sua vez não tem nenhuma ligação com Sócrates - foram apanhados no caso Face Oculta a dizer um ao outro: "temos que ajudar o nosso amigo Joaquim", mas isso é tudo uma cabala montada pela oposição, como troveja o impagável Marinho e Pinto, bastonário da Ordem dos Advogados, apelidado de "o cão-de-fila" de Sócrates, no dizer de António José Saraiva, Director de O Sol, no célebre artigo que escreveu sobre o Polvo - onde desmonta toda a teia criada pelo Primeiro-Ministro para controlar a comunicação social, a banca, a justiça, algumas empresas substancialmente importantes, como por exemplo a PT, onde pontificam Bava e Granadeiro e onde também está o seu boy preferido Rui Pedro Soares e o contratado Penedos - pois, como dizia eu, o senhor Joaquim Oliveira decidiu retirar o Director do JN e substituí-lo pelo Director do Jornal O Jogo, qualquer coisa Tavares. Está-se mesmo a ver a jogada! Como o anterior entrou em rota de colisão com o senhor Joaquim foi só mudá-lo por outro mais manso e subserviente. Quero ver como vai ser a linha editorial do JN, agora que se refrescou com um mais desportivo. Não deixa de ser curiosa esta predileção do senhor Joaquim por directores de jornais que vêm dos desportivos. Reminiscências do tempo em que observava jodadores de futebol? Se estão bem recordados, também o senhor João Marcelino, agora iluminado Director do Diário de Notícias, foi recrutado do Jornal Record, onde explanava tácticas soberbas. Enfim, o senhor Joaquim lá saberá das suas razões e quais os objectivos que pretende atingir. Mas que isto é muito estranho, lá isso é.
Voltando à sondagem.
PS à frente com 36 %, PSD com 34, CDS com 10, CDU com 9, BE com 5.
Olhando para isto é caso para perguntar: mas o povo anda louco ou quê?
Na minha modesta opinião, o povo não anda louco. Quem anda verdadeiramente louco é todo um conjunto de pessoas que estão a trabalhar, afanosamente, para manter o PS e Sócrates lá em cima, através de uma comunicação social completamente controlada e manipulada (este caso do JN prova-o à evidência). Veja-se o aproveitamento propagandístico que Sócrates tem tirado com esta questão da Troika. E como ele controla quase tudo(RTP 1,2,N; TVI (agora já lá tem José Alberto de Carvalho); Antena 1,2,3; Rádio TSF e Rádio Paris/Lisboa de que é Director Emídio Rangel; Jornais: DN, JN e não nos esqueçamos da Agência Lusa, onde têm ocorrido coisas sinistras e que merecem uma denúncia exemplar.
A isto chama-se manipulação e condicionamento da comunicação social. Não é falta de liberdade de expressão. Em todos os jornais há comentadores de todos os quadrantes, com as mais variadas ideias políticas. Mas o tratamento jornalístico das notícias é que é condicionado, manipulado, feito, não de uma forma isenta e livre, mas subreptícia e maquiavélica. Fazendo uma analogia, uma comparação com o mundo do futebol, diríamos que há equipas que são sempre favorecidas pelos árbitros. Enquanto, o campeonato ainda está no seu começo, e porque ainda não adquiriram a forma, essa equipas precisam sempre de um favor dos árbitros, de um penalty milagroso que os ajuda a manterem-se na corrida para o título. Os árbitros aqui são a comunicação social e esta empresa de sondagens que, apesar de se dizer católica, tem uma visão das coisas pouco universal.
Manuel Feliciano

Sem comentários:

Enviar um comentário